Apresentações do Celebration of Learning encerram o ano letivo de 2021
No início de dezembro, os alunos dos campus Pacaembu e Higienópolis apresentaram trabalhos surpreendentes durante o Celebration of Learning, evento por meio do qual as turmas compartilham tudo o que foi aprendido, pensado, descoberto e criado ao longo do ano letivo.
Os alunos de Toddler convidaram os colegas de outras turmas a participarem de uma “viagem” ao enredo do livro “We’re Going on a Bear Hunt”. Como exploradores, recriaram a história sensorialmente, na qual não faltaram os cinco elementos presentes na obra: lama, nevasca, grama, rio e floresta.
Já as turmas de K3 observaram o processo criativo do artista, intérprete e coreógrafo americano, Tony Orrico, e exploraram seus desenhos com movimentos no chão.
Enquanto isso, os alunos do K4 colocaram em prática o que aprenderam durante a unidade de investigação Signs e prepararam um espaço com o tráfego de carros da cidade como pano de fundo, repleto de sinais de trânsito criados pelos próprios alunos. As turmas de Toddlers e K3 foram convidados a entrar neste espaço e usar a imaginação.
Os alunos do Ensino Fundamental também compartilharam o conhecimento que adquiriram em 2021. Criação de música, maquetes e pôsteres; apresentação de peça teatral e a elaboração de uma edição especial do Big Book foram alguns dos trabalhos. Já as turmas de Middle Years escolheram o que mais gostaram de aprender em 2021 e se expressaram por meio de vídeos, fotografias e textos.
Alunos como protagonistas de um futuro global
Os grupos do Year 5, apresentaram a uma banca examinadora os trabalhos da Exhibition, que representa o final do ciclo do Primary Years Programme, do International Baccalaureate (IB).
Alinhados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, os cinco projetos demonstraram protagonismo, senso crítico, visão global e cooperação ao identificar, investigar e propor soluções para problemáticas sociais.
O grupo “Women in the pandemic” abordou os efeitos da pandemia na população feminina, utilizando a comunicação on-line e off-line como instrumento de conscientização social. Os impactos da Covid-19 também foram retratados pela equipe do trabalho “The Impacts of Covid”, que pesquisou como as áreas de educação, segurança e economia foram afetadas e propôs arrecadar fundos para uma instituição que atende mulheres de uma comunidade em situação de vulnerabilidade.
A pobreza estrutural que atinge o país foi foco de estudo do grupo “The effects of poverty’, que avaliou cenários e organizou jogos, cujo valor arrecadado com a venda de ingressos para a comunidade escolar será doado à Instituição Lar de Maria, voltada a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
Cientes da falta de condições básicas de muitos brasileiros, o grupo ´Sustainable’ promoveu um bazar beneficente e reverteu o lucro a uma ONG que fornece alimentos a moradores de rua.
Já o grupo ´Women in the workspace’ trouxe um olhar sobre os obstáculos e disparidades salariais de gênero no mercado, e realizou entrevistas com CEOs, que compartilharam seus desafios como mulheres em cargos de liderança.
Parabéns e muitos aplausos aos grupos e suas iniciativas!