RED HOUSE promove palestra sobre comunicação não-violenta
Ministrado por Elisama Santos, autora best-seller do tema, evento reuniu toda a comunidade escolar
No dia 21 de junho a RED HOUSE promoveu uma palestra online sobre educação e comunicação não-violentas com Elisama Santos, psicanalista e escritora autora dos best-sellers “Educação Não-Violenta”, “Por Que Gritamos” e “Conversas Corajosas”.
Toda a comunidade escolar pôde assistir à palestra, reunindo pais, alunos, professores e demais funcionários da escola.
A iniciativa faz parte do Projeto de Desenvolvimento de Habilidades Socioemocionais para apoiar famílias, alunos e colaboradores no que diz respeito à saúde mental.
Comunicação Não-Violenta
A comunicação não-violenta, também conhecida como CNV ou comunicação compassiva, é um método desenvolvido pelo psicólogo e escritor americano Marshall Rosenberg entre os anos de 1960 e 1970 para resolver conflitos e promover relações de parceria e cooperação utilizando uma comunicação eficaz e empática e evitando a violência.
Marshall Rosenberg publicou seus estudos em um livro que ficou mundialmente conhecido, com o título “Comunicação Não-Violenta — Técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais”.
Ele trabalhou realizando workshops em todo o mundo e seu método foi aplicado em fábricas, escolas, comunidades carentes e países em guerra com graves conflitos políticos, como Irlanda, Croácia, Nigéria e Ruanda.
Quem é Elisama Santos?
Além de ser uma autora de sucesso na área, Elisama é pós-graduada em Saúde Mental pela PUC-PR e educadora parental pelo Positive Discipline Institute, dos EUA.
Ela também é TED Speaker e apresentadora do podcast “Vai Passar” (original Spotify) e do programa televisivo “SAC Das Emoções”, do canal GNT, sendo uma das maiores referências em educação e comunicação não-violentas do Brasil.
Projeto Socioemocional
Lançado em 2022 com o intuito de acolher e auxiliar a comunidade escolar no pós-pandemia com questões de saúde mental, o Projeto de Desenvolvimento de Habilidades Socioemocionais da RED HOUSE continua e acabou se expandindo.
O programa foi desenvolvido em parceria com o Dr. Guilherme Polanczyk, um dos mais renomados neuropsiquiatras infantis do Brasil, que também realizou uma palestra para pais e funcionários sobre a importância da família e da escola no cuidado da saúde mental e emocional das crianças.
Para os alunos, foi implementada uma aula semanal voltada para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais, que hoje faz parte da grade curricular.
A ação também contemplou sessões semanais de meditação com prática guiada com Vanessa Barbosa e uma apresentação que reuniu show e palestra voltados para a Educação Infantil com Elisa Gatti, a Mãe Musical, que ajuda as famílias a terem uma relação de menor tensão com os filhos por meio de canções criativas.