“Raise Your Hand”, nova campanha da Red House, dá voz aos alunos além dos muros da escola
Alinhada à visão pedagógica da rede, ação dá protagonismo aos alunos e os convida a responderem o que os move na busca por um futuro melhor; frases escolhidas irão compor material institucional.
Em sintonia com a prática pedagógica da RED HOUSE, que coloca o aluno no centro do processo de ensino e aprendizagem e o encoraja a participar ativamente da construção de seu conhecimento, a escola inova ao lançar a campanha “Raise Your Hand”.
Nela, os alunos são convidados a refletir sobre o próprio papel no mundo e o que os move na busca por um futuro melhor, respondendo com até quatro palavras, em inglês, a seguinte pergunta: “What do you raise your hand for?”. As frases escolhidas e os respectivos autores irão compor a nova campanha institucional da RED HOUSE, que será lançada ainda neste ano.
Assim como acontece na RED HOUSE, a ideia da campanha é dar voz aos alunos além dos muros da escola, estimulando-os a levantarem as mãos para os próprios propósitos e caminhos para um novo amanhã. A campanha enfatiza o protagonismo do aluno, que acontece também dentro da sala de aula. Ao ser o agente principal do próprio aprendizado, sem focar na memorização e evitando a reprodução simples dos conteúdos, a aprendizagem do aluno da RED HOUSE torna-se mais envolvente e relevante.
Estudos apontam um aproveitamento até 95% maior quando os alunos aprendem de forma ativa e são desafiados a realizar atividades que envolvem pesquisar, investigar, debater, ponderar, criar hipóteses, atuar em projetos e desenvolver soluções para os problemas da vida real.
Além do estímulo à autonomia e senso de responsabilidade, outro aspecto presente na aprendizagem participativa é o incentivo à criatividade, já que todas as atividades pedagógicas demandam que o aluno crie soluções e pense fora da caixa. E, ao ser chamado a desenvolver diversos projetos em grupo, outras habilidades socioemocionais também são acionadas, como a comunicação, a colaboração, a cooperação, a liderança e a empatia – competências essenciais ao longo de toda a vida do aluno.
Além disso, a autonomia e o “aprender a aprender” são outros ganhos da educação que dá protagonismo ao aluno, pois desde cedo ele começa a entender como ele aprende, o que funciona melhor para ele compreender conceitos e aplicá-los ao cotidiano e quais as possibilidades para generalizar conhecimento. Em um mundo bastante dinâmico, fluido, mutável e que evolui de forma acelerada, essas características dão ao aluno a flexibilidade para reciclar seus conhecimentos e conseguir se adaptar rapidamente a novas situações e demandas, diferenciais importantes para enfrentar os desafios do século 21.