Processo de avaliação contínuo e baseado em evidências traz um olhar ampliado sobre a evolução na aprendizagem do aluno.
O aluno reage de diferentes maneiras em diferentes momentos ao longo do dia a dia escolar e, para acompanhar e entender a sua caminhada durante o processo de aprendizagem, é necessário olhar para o seu desenvolvimento integral, incluindo suas habilidades socioemocionais, interações sociais, pontos fortes e o que pode ser melhorado. Na RED HOUSE, essa ampliação de perspectiva é proporcionada pela avaliação contínua e processual, que coleta evidências no dia a dia para mensurar o desempenho sob diversas óticas.
Na Educação Infantil, durante as atividades, os professores se atentam para questões como motricidade, linguagem, raciocínio lógico, comportamento e interação social. A partir do Ensino Fundamental, os alunos também são avaliados com base em critérios e seu desempenho é definido com base em conceitos que variam desde “Excedeu as expectativas” a “Precisa melhorar” – deixando de lado a aplicação de notas de 0 a 10.
É nessa etapa que se iniciam também as autoavaliações. A ideia é que ele participe ativamente, entenda seu desempenho, reconheça possíveis dificuldades e trace objetivos com a ajuda do professor em busca de melhorias. Ou seja, adquira consciência do que precisa ser alcançado e quais passos são necessários para atingir sua meta.
As informações coletadas são compartilhadas em reuniões e por meio de um relatório de evidências. As atividades da RED HOUSE têm sempre um objetivo pedagógico e é por meio desse objetivo que é possível coletar evidências, ou seja, um comportamento concreto que qualquer pessoa consiga reconhecer ou apontar e que mostre uma evolução dessa criança.
Além das evidências e o protagonismo dos alunos no momento de autoavaliação, a família tem um papel importante na evolução da aprendizagem e não deve ser excluída do processo. Entender expectativas dos pais em relação ao aprendizado dos filhos, compartilhar evidências ao longo de cada período, integrá-lo nesse contexto e ouvi-lo, respeitando suas características individuais e seu momento de vida, são fatores fundamentais para desenvolver um plano de ação personalizado que propicie um processo consciente e agregador de apropriação do conhecimento em suas múltiplas formas. Um acompanhamento completo requer o fortalecimento do elo aluno, família e escola para obtenção de resultados dentro e fora do ambiente escolar.