Novo Campus Villa-Lobos é inaugurado e inicia o ano letivo de 2022
A nova escola da Red House International School, na capital paulista, abre o ano letivo de 2022 recebendo as turmas da Educação Infantil e Ensino Fundamental. O campus Villa-Lobos segue as diretrizes arquitetônicas da rede, com a infraestrutura estrategicamente pensada para dialogar com a proposta pedagógica, favorecendo a aprendizagem, o engajamento e o protagonismo dos alunos.
Considerada uma unidade modelo da RED HOUSE, a escola conta com projeto educacional que integra o digital e o social ao espaço físico, por meio de uma arquitetura especialmente projetada em uma área de 11 mil m2. São dois edifícios interligados por uma passarela, um vão livre e ambiente verde, que garantem iluminação e ventilação naturais às dependências internas. Arborizada, a parte externa é composta por playgrounds e lounges, que promovem a interação e a prática de atividades pedagógicas além das salas de aula.
A estrutura do novo campus traz ainda ambientes que propiciam que o aluno se mantenha no centro da aprendizagem e o professor, como facilitador na busca de conhecimento – estúdio de gravação, laboratórios, salas de música e artes, auditório, biblioteca, refeitório e um complexo esportivo capaz de sediar eventos e campeonatos de grande porte, com quadras poliesportivas, de areia, pista de atletismo e ginásio coberto.
Currículo internacional e flexível para atender diferentes necessidades
Assim como as unidades Pacaembu e Higienópolis, o novo campus pretende ser credenciado pelo International Baccalaureate (IB), uma das mais exigentes e reconhecidas certificações internacionais em educação, que abre portas para o ensino superior no Brasil e no exterior.
Além de seguir a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o programa educacional da RED HOUSE integra um currículo internacional bilíngue exclusivo, com educadores especializados em diversas áreas do conhecimento e uma metodologia pedagógica focada em sete pilares, alicerçados nas melhores práticas educacionais do mundo – currículo modular para atender às diferentes necessidades de aprendizado; learning technologies, concept based learning, metodologias ativas, agency and actioning, desenvolvimento de competências socioemocionais (dispositions) e processo de avaliação contínua e formativa, mediante a captura de evidências de aprendizagem.
Desde os primeiros anos, o aluno é colocado como agente de construção do próprio conhecimento, a partir de pesquisas e descobertas transdisciplinares, que envolvem temas de relevância local e global, estimulando o pensamento crítico e o protagonismo social. Em toda a trilha de aprendizagem, há um forte compromisso da escola em formar um cidadão do mundo, que valoriza a própria cultura e atua em uma agenda positiva de transformações para evolução individual e coletiva.