Benefícios da educação internacional bilíngue vão além dos conteúdos e fluência na segunda língua
Em 28 de abril, comemora-se o Dia Internacional da Educação. A data é um convite à reflexão sobre a importância de um ensino de qualidade para preparar as crianças e os adolescentes para os desafios e incertezas do futuro.
A velocidade com que os avanços tecnológicos acontecem e impactam todos os setores da sociedade, aliada à conectividade cada vez maior entre pessoas e empresas de diversas partes do mundo, exige que as pessoas saibam se adaptar com agilidade a essas transformações e consigam transitar por diferentes culturas. Nesse cenário, as escolas internacionais bilíngues, como a Red House International School, destacam-se como um grande diferencial na formação integral dos estudantes.
Diferentemente das instituições que são apenas bilíngues, nas quais parte do aprendizado é em uma segunda língua, a RED HOUSE adota um currículo internacional bilíngue, incorporado à Base Nacional Comum Curricular, que vai além das questões cognitivas e da fluência na língua inglesa. A transdisciplinaridade caracteriza o programa e, neste sentido, as diferentes matérias trabalham a serviço da pesquisa e das descobertas, e não o contrário.
Em uma atividade de pesquisa transdisciplinar, um mesmo tema como a água, por exemplo, é explorado nas várias disciplinas, como matemática, ciências e linguagem. Isso permite ao aluno, a partir das discussões sobre aquele assunto, compreender melhor os processos e relacioná-los a situações concretas da vida real. Essas abordagens tornam a aprendizagem mais significativa e aumentam o engajamento do aluno.
Além disso, desde muito cedo, o currículo internacional da RED HOUSE valoriza o pensamento tecnológico e não apenas as ferramentas digitais. A partir do Ensino Fundamental, atividades ‘makers’ e processos de Design Thinking para a solução de problemas são inseridos ao longo da trajetória escolar do aluno. E nesse sentido, as crianças também aprendem sobre etiqueta digital, cibersegurança e a identificar informações confiáveis no ambiente virtual – competências essenciais no mundo de hoje
Dentro de todo esse contexto, o currículo coloca o aluno como agente da construção do próprio conhecimento e estimula as habilidades emocionais dele, como empatia, resiliência, comunicação e pensamento crítico. A formação integral prioriza ainda o pluriculturalismo e faz com que esses futuros adultos conheçam e respeitem outras culturas, além de encorajá-los a terem um mindset internacional e a estarem aptos a enfrentar as incertezas do futuro com coragem, tomadas de decisão conscientes e resiliência.